domingo, 28 de novembro de 2010

Qual plano de hospedagem contratar para Blogs no WordPress.org


host-blog-wordpressEsta é a dúvida mais comum entre os blogueiros na hora de criar um blog ou de migrar para o WordPress.org. A escolha do melhor plano e plataforma para hospedar um blog é algo que envolve vários fatores, como por exemplo: deve imaginar o trafego mensal de visitantes que você gostaria de atingir, as ferramentas usadas em seu blog, se ele terá vídeos hospedados ou arquivos em áudio para podcast.


Quem já tem um blog em algum serviço gratuito como Blogspot, Sabo Blog entre outros, com certeza já tem alguma noção de quanto será sua audiência. Depois de calculados todos esses fatores, se quer migrar para o WordPress.org, é a hora de escolher um Host de sua confiança. (Não vou indicar nenhum Host nesta postagem, vamos apenas explicar como se deve proceder na hora de escolher o plano.)

Se você quer criar um Blog no WordPress.org ou migrar para esse serviço, veja também:

É muito importante que o plano seja pago, pois sites gratuitos de hospedagens irão lhe deixar na mão com toda a certeza, além de não oferecer segurança alguma para você. Já um site de hospedagem paga tem o dever de oferecer sempre 100% de tudo aquilo que você comprou e você como cliente tem o direito de reclamar quando o serviço não esta funcionando como deveria. Levando em conta essas coisas vamos finalmente entrar em detalhes nos planos.

O que o plano de hospedagem deve lhe oferecer:
Para começar um blog no WordPress.org ou até muitas vezes permanecer muito tempo com ele, recomendo uma hospedagem que ofereça por volta de 5 a 10 gigas de espaço em disco, Bando de Dados MySQL e espaço para este banco de 5 a 10 gigas também, suporte PHP5 e o mais importante, seu plano tem que ter trafego mensal alto por volta 1 terabyte por mês ou de preferência que seja ilimitado, assim no final do mês você não corre o risco de ter seu site fora do ar.

Esta configuração é mais do que perfeita para um blog pequeno ou até mesmo para um de tamanho relativamente grande, é muito espaço para trabalhar e você gastará normalmente entre R$ 14,00 a no máximo R$ 60,00 por mês. (A maioria desses sites oferecem ótimos preços para quem compra o ano inteiro no ato, você pode as vezes ter bons descontos desta forma).

Plataforma Windows ou Linux: qual é a melhor para meu blog em Wordpress?

Acabei de ensinar como escolher o melhor plano de hospedagem, mas acredito que muitos de vocês poderiam chegar nesta conclusão sozinhos. Porém, além do plano de hospedagem, existe a plataforma na qual iremos trabalhar.

A Plataforma pode ser Windows ou Linux. Então afinal qual é a melhor para se ter um blog WordPress e o que muda de uma para outra? Leia com atenção o resto do post. Aqui vamos nos aprofundar no assunto.

Características de hospedagem em plataforma Windows:Neste tipo de plataforma podemos desenvolver nas linguagens de programação: ASP, ASP.NET, PHP e etc. Tem permissões de pastas herdadas e não permite permissões especificas em arquivos.

O que isso significa? É possível dar permissões para arquivos escreverem ou acessarem pastas, porém não é possível fazer o mesmo em arquivos.

Outra característica importante é o arquivo web.config que fica na raiz do seu servidor e é responsável por URLs amigáveis de seu blog.

Exemplo de URL não amigável:
http://www.seublog.com/?post=0888.

URL amigável: http://www.seublog.com/categoria/nome-do-post/

Leia mais sobre web.config e URL amigável:

Características de hospedagem em plataforma Linux:
Já na plataforma Linux é possível desenvolver nas linguagens: PHP, PERL, PYTHON e etc. As permissões para pastas não são totalmente herdadas como do Windows, além que é possível dar permissão apenas para um arquivo, não precisa ser todos de uma mesma pasta. Seu arquivo de raiz que cuida das URLs amigáveis é o .htaccess.

Os dois tem suporte PHP então qual vocês devem escolher?
Escolham SEMPRE a plataforma Linux. Pois o PHP foi desenvolvido para funcionar melhor nela e por consequência o WordPress.org inteiro também funciona melhor em hospedagens Linux.

Existem plugins de Cache que funcionam apenas se você tiver configurado corretamente o arquivo .htaccess.

Além de muitos outros fatores como por exemplo as permissões de pastas e arquivos que podem lhe permitir mais segurança. E voltando ao arquivo .htaccess, é possível configurar ele para deixar seu blog mais seguro também. Podemos fazer várias configurações que o arquivo web.config do Windows não suporta.

Quero deixar claro que essas plataformas serão usadas apenas pelo site de hospedagem, isso não significa que você terá que começar a usar um Linux agora para arrumar o seu site.

Então agora atenção na hora de contratar seu plano de hospedagem, tenha certeza se ele oferece plataforma Linux.

Não cometa o mesmo erro que eu cometi. Confesso que acabei contrato uma hospedagem com plataforma Windows no começo. Não fiz esta besteira por não saber, pois na época sabia que plataforma Windows não oferecia total suporte para PHP, mas eu estava interessado a aprender ASP. Porém pouco tempo depois meu blog cresceu e fui iluminado a desistir de aprender ASP e ficar apenas no PHP.

Então liguei na UOL Host onde tenho meu blog e solicitei a migração. Foi um processo bem fácil, que não durou mais de uma hora, tive apenas que fazer backup completo dos meus arquivos, banco de dados e e-mails e depois subir tudo de novo assim que estava pronto, o melhor de tudo que fizeram isso sem cobrar nada.

Quem acabou cometendo o mesmo erro, aconselho a entrar em contato com seu site onde você hospeda seu blog e conversar sobre como é possível migrar de Windows para Linux. Atenção também na hora de contratar o plano de hospedagem, se possível escolha bem ele e leia todos os termos de uso para não ter dores de cabeças no futuro.

5 comentários

Sérgio Estrella 5 de dezembro de 2010 às 08:41

Teste de comentário 1 Teste de comentário 1 Teste de comentário 1 Teste de comentário 1 Teste de comentário 1 Teste de comentário 1 Teste de comentário 1 Teste de comentário 1

Anônimo 5 de dezembro de 2010 às 08:41

Teste de comentário 2 Teste de comentário 2 Teste de comentário 2 Teste de comentário 2 Teste de comentário 2 Teste de comentário 2

Anônimo 5 de dezembro de 2010 às 08:42

Teste de comentário 3 Teste de comentário 3 Teste de comentário 3 Teste de comentário 3 Teste de comentário 3 Teste de comentário 3 Teste de comentário 3 Teste de comentário 3

Nome URL 5 de dezembro de 2010 às 09:09

Teste de comentário 4 Teste de comentário 4 Teste de comentário 4 Teste de comentário 4 Teste de comentário 4 Teste de comentário 4

Postar um comentário


 

Direitos reservados © Ferramentas Blog
© Layout por
Sérgio Estrella